Doenças

Glaucoma

Sobre esta doença

O glaucoma é uma das principais causas de cegueira em todo mundo. Na verdade o nome é usado para um grupo de doenças que levam à perda da visão decorrente de lesão no nervo óptico. No tipo mais comum de glaucoma, o prejuízo é gradual e boa parte da visão periférica pode se perder sem causar sintomas.

Sem perceber, o paciente tem seu campo de visão reduzido e quando diagnosticado um grande dano à visão já pode ter ocorrido.

OLHO NORMAL

Captura de Tela 2021 04 20 as 02.19.17

OLHO COM GLAUCOMA

Captura de Tela 2021 04 20 as 02.19.21
Captura de Tela 2021 04 20 as 02.19.47

Segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma, estima-se que, no Brasil, cerca de 1 milhão de pessoas tinham a doença, até o início de 2020. Pode acometer crianças e jovens, mas é mais comum entre os adultos maiores de 40 anos. Doença multifatorial, tem na pressão intraocular elevada a maior causa. Esse aumento na pressão, resultado de um desequilíbrio entre produção e escoamento do humor aquoso, causa a morte progressiva das fibras nervosas da retina e a perda gradual do campo de visão.

campimetria computadorizada
Campimetria Computadorizada

Existem muitos exames para o diagnóstico e o acompanhamento do glaucoma, sendo os mais importantes: a medida da pressão intraocular, o teste de campo visual, exame fundoscópico do nervo óptico e a tomografia (OCT) de nervo óptico.

Embora não exista cura para o glaucoma, existem diversos tratamentos medicamentosos e cirúrgicos. A trabeculotomia, o implantes valvulares e, mais recentemente, as cirurgias minimamente invasivas do glaucoma (MIGS), são muitas vezes necessárias para o adequado controle da pressão intraocular.

Agendamento online

Agende sua consulta ou acesse resultados de exames e histórico de consultas.