OLHO NORMAL
OLHO COM GLAUCOMA
Segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma, estima-se que, no Brasil, cerca de 1 milhão de pessoas tinham a doença, até o início de 2020. Pode acometer crianças e jovens, mas é mais comum entre os adultos maiores de 40 anos. Doença multifatorial, tem na pressão intraocular elevada a maior causa. Esse aumento na pressão, resultado de um desequilíbrio entre produção e escoamento do humor aquoso, causa a morte progressiva das fibras nervosas da retina e a perda gradual do campo de visão.
Existem muitos exames para o diagnóstico e o acompanhamento do glaucoma, sendo os mais importantes: a medida da pressão intraocular, o teste de campo visual, exame fundoscópico do nervo óptico e a tomografia (OCT) de nervo óptico.
Embora não exista cura para o glaucoma, existem diversos tratamentos medicamentosos e cirúrgicos. A trabeculotomia, o implantes valvulares e, mais recentemente, as cirurgias minimamente invasivas do glaucoma (MIGS), são muitas vezes necessárias para o adequado controle da pressão intraocular.