Doenças

Ceratocone

Sobre esta doença

É a forma mais comum de distrofia corneana no Brasil, afetando aproximadamente 1 em cada 2000 pessoas. É a maior causa de indicação para transplante de córnea em todo mundo.

A córnea é a lente transparente que primeiro recebe os raios de luz e os focaliza sobre a retina. No ceratocone, ela sofre um afinamento e encurvamento progressivos, causando miopia e astigmatismo irregular e consequentemente visão borrada e distorcida.

Captura de Tela 2021 04 20 as 02.05.56

Não existe certeza sobre as causas do ceratocone, mas acredita-se que a associação de uma predisposição genética a fatores ambientais sejam as causas mais prováveis. Um em cada 10 portadores de ceratocone tem um parente com o mesmo problema. Alergia ocular que leva ao ato de coçar excessivamente os olhos está quase que invariavelmente presente.

A doença é bilateral, mas pode afetar cada olho de forma tão diferente, que um pode estar quase normal enquanto o outro está bastante afetado. A piora da visão é progressiva, mas o ritmo pode variar muito de paciente para paciente e parece estar relacionado com a gravidade do quadro alérgico associado. Embora, podendo reduzir bastante a visão, ninguém fica cego por causa do ceratocone. Pode surgir no início da adolescência e, por volta dos 40 anos, tende a estabilizar por causa da perda progressiva da elasticidade da córnea, ao longo da vida.

O tratamento do ceratocone deve iniciar assim que o diagnóstico é feito. Exames como a topografia córnea e principalmente o pentacam são capazes de detectar a presença do ceratocone em sua fase inicial.

A partir do diagnóstico, orientação e medicação para reduzir a coceira são fundamentais. O tratamento com crosslinking corneano, anéis intraestromais, óculos, e lentes de contato especiais procuram estabilizar a doença, evitando que a evolução exija um transplante de córnea para restabelecer a acuidade visual. Mas, cada tratamento tem uma fase ideal de aplicação, e dependem da avaliação criteriosa para serem prescritos.

Se o estágio evolutivo da doença está muito adiantado, apenas o transplante de córnea pode restabelecer a visão parcial ou totalmente. Nos últimos anos, os transplantes de córnea sofreram grande aperfeiçoamento técnico, sendo que a modalidade chamada de Deep Anterior Lamellar Keratoplasty, ou simplesmente dalk, afastou o fantasma da rejeição e trouxe mais longevidade aos transplantes.

Captura de Tela 2021 04 20 as 02.15.57

É importante lembrar que o ceratocone afeta a visão de pessoas jovens, em idade escolar e profissional produtiva, tornando-se um problema sócio-econômico bastante relevante. O primeiro passo depois do diagnóstico é não perder tempo e estabelecer a estratégia de tratamento, assim que possível.

Agendamento online

Agende sua consulta ou acesse resultados de exames e histórico de consultas.