A cirurgia da presbiopia, através da remoção do cristalino e sua substituição por uma lente intra ocular, é um procedimento idêntico à cirurgia da catarata. A única diferença é que na cirurgia da catarata há a perda de transparência do cristalino, e a recuperação desta é o principal objetivo; enquanto que na troca refrativa do cristalino, este ainda mantém sua transparência, mas perdeu parcial ou completamente sua capacidade de focar sobretudo objetos e textos à curta distância.
O cristalino possui 3 funções principais:
1. SER TRANSPARENTE E ASSIM PERMITIR A PASSAGEM DA LUZ
2. AUXILIAR A CÓRNEA NA FOCALIZAÇÃO DOS OBJETOS DISTANTES
3. FOCALIZAR OJETOS À CURTA DISTÂNCIA
Esta terceira função é exclusividade do cristalino e, por conta da perda progressiva de elasticidade, após os 40 anos de idade, invariavelmente, determina a necessidade do uso de óculos de leitura.
A cirurgia é considerada a melhor e mais bem sucedida forma de tratamento. Realizada sob anestesia tópica (colírios), na maioria dos casos, a microfragmentação do cristalino com o uso de ultrassom e sua remoção, através de uma incisão de 1,8mm, ocorre em poucos minutos, propiciando uma recuperação pós-operatória rápida e confortável. Por esta mesma incisão, uma lente dobrável é implantada e nenhuma sutura é necessária. A maioria dos pacientes retorna às suas atividades normais entre 24 e 48 horas depois e a medicação pós-operatória é administrada sob a forma de colírios, por aproximadamente 2 semanas.
Sendo uma substituição de lentes, a natural por uma artificial, a cirurgia da catarata também é usada para a correção de erros refrativos, como: miopia, hipermetropia, astigmatismo e até mesmo a presbiopia. Sendo assim, a escolha da lente intraocular é um passo importante no caminho da redução ou mesmo eliminação do uso de lentes
Opções de Lente Intra-Ocular

Monofocais
São lentes com apenas uma distância focal. Permitem a correção da miopia e da hipermetropia. As mais avançadas lentes, com desenho asférico, propiciam uma visão de excelente qualidade em todas as situações de iluminação. Entretanto, com estas lentes, os pacientes necessitam de óculos para leitura à curta distância.



Monofocais tóricas
Estas lentes possibilitam a correção do astigmatismo, propiciando uma visão perfeita para distâncias superiores a 3 metros. O uso de óculos de leitura também é uma necessidade.


Multifocais ou Bifocais
Estas lentes possuem duas distâncias. Propiciam excelente qualidade de foco para distâncias maiores de 3 metros e à curta distância de 35cm.


Trifocais
Lentes que permitem a correção da longa distância (acima de 6 metros), meia distância (entre 40 e 80cm) e perto (35cm).


EDOF
Nesta modalidade, as lentes propiciam excelente qualidade visual para distância, bem como uma boa capacidade de leitura a meia distância. Apenas a leitura em menos de 40cm requer auxílio de lentes corretivas, para um melhor desempenho.




Com aparelhos muito avançados em fluídica, a cirurgia da catarata vem se tornando um procedimento cada vez mais seguro e confortável para o paciente.